seprator

Nostalgia; como eu te amo!

seprator
26abril 2018
blog_shape

A matinée em casa já começava no sábado e só acabava no domingo. Passávamos na locadora após o almoço de sábado em busca dos lançamentos da época: Admiradora Secreta, Clube dos Cinco, A Hora do Espanto, Goonies, Os Garotos Perdidos… Uma gama infindável de filmes ocupavam as nossas tardes aos finais de semana.

Na segunda feira, íamos munidos de informações para o colégio e claro, colocávamos em prática algumas peripécias aprendidas com os personagens dos filmes. Nossa educação se baseava nas traquinagens dos filmes estilo “sessão da tarde”: jovens desocupados com o cérebro cheio de segundas intenções, calças baggy e nike cano alto, além das camisetas tamanho GG que caíam sobre os ombros e cobriam os joelhos…

O figurino “new wave” impressionava os corredores na hora do “recreio”. Os filmes dos anos 80 doutrinavam tendências, moda e comportamento. Era cool ser o galã da classe, o corajoso, o engraçadinho metido há espertinho quando muito não se passava de um virgem imaculado, (filmes como Porkys, A Primeira transa de Jonathan e Picardias Estudantis não me deixam mentir).

As produções oitentistas retratavam uma era singela e crédula para a moda, ou seja, você era o que tinha no armário e não o que as grifes e os designers produzem como os dias de hoje. A roupa era a sinalização pura e inocente da retratação do jovem perante a sociedade daquela época, demonstrava opressão, as inquietações com a censura, os conflitos com os pais e o comportamento entre os casais na descoberta do amor.

Os filmes de comédia com segundas intenções eram pra ser visto com uma turma imensa, depois o óbvio acontecia: Começava-se a contar vantagem ou a dizer que o que Ferris Buller fez no Filme “Curtindo a Vida Adoidado” todo mundo faria…

Os filmes de aventura enalteciam o ego dos mais vaidosos. Quem não se sentia “macho” ao ver o mocinho salvando a mocinha em “Ruas de Fogo”? Uma emoção tomava conta da gente após o filme. A trilha sonora desse trailer é arrebatadora e hoje se transformou em clássico.

Já os filmes de terror eram estrategicamente usados para aproximar. Depois do susto que o Jason dava ao surgir do nada e matar um estudante no lago Crystal no filme Sexta-Feira 13, era necessário estar por perto, de preferência coladinho nela, só pra levar um apertão e segurar a sua mão.

A modernidade, além de necessária, possui seu encanto, mas os talentos de hoje estão muito escassos, por isso meu passado hoje tem gaveta, baú, porão, sótão e muita, mas muita imaginação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

shape
Copyright © Leitura Cura 2018. Todos os direitos reservados